Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

start [2014/01/08 11:15]
rubens
start [2016/06/18 17:03] (atual)
rubens
Linha 1: Linha 1:
-====== Física III - Termodinâmica, Fluidos, Óptica 2/2013 ======+====== Tópicos de Física Matemática ======
-<note important> Atenção: provas de reposição todas no dia 18/12 nos horários alternativos: ou 11-13, ou 16-18 ou 20-22, todas na sala 206. Caso você não tenha disponibilidade em nenhum desses horários, entre em contato com o professor. +<note important> Notícias Urgentes Aqui - Página em Construção - Notas acrescentadas em bibliografia
- +
- Atenção: Turma B1 vista de prova da VR, residual, na terça-feira, dia 07 às 10 horas na sala A1-05-IF.  +
- +
- +
- Atenção: TURMAS A1 E F1: VERIFICAR ATUALIZAÇÃO DE NOTAS.+
</note> </note>
-<note warning>  Salas para a VS:{{:dist-salas-vs-cartaz.pdf|Locais das Provas VS}}</note>+<note warning>  Sala da Aula: Sala 403 IF</note>
-<note warning>  Formulário das provas:{{:formulariogeral.pdf|}}</note>+<note warning>  Formulário das provas:{{:emconstrução.pdf|emconstrução}}</note>
-Esta é a página das disciplinas **Física III e Física Geral e Experimental XIX** do  IF - UFF. Atende aos cursos de Graduação em Ciências Exatas e Engenharias da UFF.  Você poderá encontrar aqui as informações importantes sobre o nosso curso, tais como:+Esta é a página da **Tópicos de Física Matemática** do  IF - UFF. Atende ao curso de Bacharelado em Física.  Você poderá encontrar aqui as informações importantes sobre o nosso curso, tais como:
  * Informações gerais sobre o curso tais como o [[avaliacao|cálculo das médias finais]].   * Informações gerais sobre o curso tais como o [[avaliacao|cálculo das médias finais]].
-  * O cronograma, inclusive com **os dias das provas**: {{:Cronograma-Fisica III-2013-reduzido.pdf|}}+  * O cronograma, inclusive com **os dias das provas**: {{:emconstrução.pdf|}}
  * [[listas|Listas]] de exercícios que farão parte da avaliação através de mini-testes e que podem ser incorporados nas provas regulares.   * [[listas|Listas]] de exercícios que farão parte da avaliação através de mini-testes e que podem ser incorporados nas provas regulares.
Linha 26: Linha 21:
  * Informações de última hora (caso tenha alguma interrupção decorrente de chuvas, greves, etc...).   * Informações de última hora (caso tenha alguma interrupção decorrente de chuvas, greves, etc...).
-  * Tabela de fórmulas que será dada no dia das provas: {{:formulariogeral.pdf|}} +
<note important>Sugestões e/ou críticas são bem vindas e devem ser enviadas para rubens@if.uff.br</note> <note important>Sugestões e/ou críticas são bem vindas e devem ser enviadas para rubens@if.uff.br</note>
Linha 34: Linha 28:
====== Objetivos ====== ====== Objetivos ======
-O curso pode ser dividido em duas partes: Termodinâmica/Fluidos e Ondas/Óptica.+O curso pode ser dividido em três partes: I-Lógica e Conjuntos; II- Rudimentos de Análise; III- Elementos de Análise Funcional.
-O objetivo da primeira parte é entender as propriedades de sistemas macroscópicos (pressão,temperatura) e como eles trocam e transformam energia. Para isso iremos estender as ideias de energia de partículas a sistemas macroscópicos como líquidos e gases.+Iniciamos com uma breve revisão de noções de lógica e de teoria de conjuntos. Estabelecemos aqui 
 +notações que usaremos ao longo do curso e que esperamos que sejam úteis aos alunos.
-Na segunda parte, iremos estudar o conceito de ondas. As ondas estão por toda natureza, tanto as mais óbvias presentes no oceano, como ondas sonoras, luminosas ou até mesmo ondas de matéria. Aplicaremos então o conceito de onda no estudo da ótica.+A seguir discutimos rudimentos de análise.
-Grande parte do conteúdo já foi visto por vocês no colégio. Esses tópicos serão aprofundados tanto conceitualmente como matematicamente. Porém, outros assuntos serão novidade e de maior dificuldade.+Na segunda parte, iremos estudar um pouco de análise funcional
-Portanto a ideia é entender o mundo ao nosso redor. Outros objetivos são: desenvolver habilidades para resolver problemas, expressar resultados com a precisão adequada, pensar logicamente, desenvolver intuição e aplicar conceitos de física para situações encontradas na engenharia.  
-O objetivo NÃO é decorar um monte de formulas!!! A compreensão dos fenômenos e das leis físicas é o essencial. **Invista seu tempo nesse aspecto!** 
-Tentaremos convencer vocês que Física pode (e deve) ser divertida. Algumas coisas que parecem “mágicas” que saberemos explicar: 
-  * O poder da mente??? http://www.youtube.com/watch?v=VPGxRk7NniY&feature=channel_page 
-  * A "força" da pressão atmosférica  
-    * :http://www.youtube.com/watch?v=_-JDAwCiXT4&feature=relmfu 
-    * http://www.youtube.com/watch?v=TCC8y_uUuSc&feature=related 
-    * http://www.youtube.com/watch?v=N_p7_QyK1hA&feature=related 
-  * http://www.youtube.com/watch?v=u1pSX-ztvaA&feature=relmfu 
-  * http://www.youtube.com/watch?v=yMwOYm8sVaY&feature=fvwrel 
-  * Óptica: http://www.youtube.com/watch?v=QG-5mvV86uU&feature=related 
-  * Submarino: http://www.youtube.com/watch?v=rMtoc3ZmPw0&feature=related